• Centro De Yoga Dipika (map)
  • Associação Cultural Travessa do Calado
  • Lisbon
  • Portugal

DATAS E HORÁRIOS

Dia 3 deOutubro: 10.00/12.30 - 15:00/18:00
Dia 4 deOutubrol: 10.00/12.30 - 15:00/18:00

VALOR

1 dia 60E inscrição até 25 de Agosto/ 70E inscrição posterior a 25 de Agosto
2 dias 100E inscrição até 25 de Agosto /120E inscrição posterior a 25 de Agosto

FICHA DE INSCRIÇÃO

http://goo.gl/forms/05ZdQY5aHi

MATERIAL

Tapete,assento para meditação8almofada,cobertor),roupa confortável

TRADUÇÃO

A totalidade do seminário será traduzida por Nuno Cabral ou se necessário por Cláudia Villadelprat
 

CONTACTOS

Cláudia Villadelprat
email:cvilladelprat@gmail.com

Centro de Yoga Dipika
email:c.yoga.dipika@gmail.com

TLM:914946791

NOTA:não será feita a entrega de nenhum certificado/diploma de participação

MARIETTE RAINA

Mariette Raina tem vindo a acompanhar a tradição não-dualista do Shivaísmo Tântrico de Cachemira, através do ensinamento de Eric Baret, seguidor directo de Jean Klein.

É nesta linha (baseada nos "Tantra" redigidos maioritariamente entre os séculos VII e XII em Cachemira) que se inscreve quer o seu ensino quer a sua prática postural, bem como toda a dimensão metafísica que lhes estão associadas, que investiga e prossegue assiduamente desde 2007, depois duma passagem inicial pelas áreas da dança e das artes circenses.

Mais recentemente, no âmbito da sua formação universitária em Antropologia, apresentou, precisamente, uma tese incidente sobre a relação entre a tradição e a modernidade no seio do Yoga de Cachemira com base na investigação que desenvolveu sobre alguns segmentos da população de actuais seguidores desta linha, na Europa e no Canadá.

“0 YOGA SEGUNDO A TRADIÇÃO NÃO-DUAL DO TANTRISMO CACHEMIRIANO”

Oue acontece quando o yoga, em vez de uma prática de ginástica, passa a ser uma descoberta tradicional conduzida pela escuta, qualquer que seja a postura, simples ou extrema?
A proposta para este fim-de-semana, é a abordagem da postura, asana, sem tensão muscular.
Esta prática não exige qualquer requisito prévio: principiantes, praticantes médios e avançados, serão guiados ao longo de séries de posturas, asanas, abordadas de forma gradual, para que cada um possa encontrar o seu espaço na prática. Entre os asanas haverá tempos de meditação, proporcionando a cada praticante a oportunidade de se familiarizar com a reabsorção do corpo e o estado vibratório que emerge no instante, sem referência.
Que se passa quando deixamos de procurar corrigir ou flexibilizar o corpo? Este será alvo de uma exploração em cada instante, tal como se apresenta, nas suas zonas de vacuidade e entrega, nas suas zonas de tensão e reacção. A essência deste seminário é a prática da escuta sem imposição,ao encontro do alinhamento e a flexibilidade naturais do corpo, onde este desaparece como substância para reencontrar a sua forma energética fundamental.
Haverá um tempo reservado para perguntas e respostas no final da prática da tarde, com vista à reflexão sobre elementos técnicos do trabalho postural que possam clarificar a abordagem própria a esta tradição

MARIETTE RAINA