PORTUGAL, Lisboa
Oct
3
to Oct 4

PORTUGAL, Lisboa

DATAS E HORÁRIOS

Dia 3 deOutubro: 10.00/12.30 - 15:00/18:00
Dia 4 deOutubrol: 10.00/12.30 - 15:00/18:00

VALOR

1 dia 60E inscrição até 25 de Agosto/ 70E inscrição posterior a 25 de Agosto
2 dias 100E inscrição até 25 de Agosto /120E inscrição posterior a 25 de Agosto

FICHA DE INSCRIÇÃO

http://goo.gl/forms/05ZdQY5aHi

MATERIAL

Tapete,assento para meditação8almofada,cobertor),roupa confortável

TRADUÇÃO

A totalidade do seminário será traduzida por Nuno Cabral ou se necessário por Cláudia Villadelprat
 

CONTACTOS

Cláudia Villadelprat
email:cvilladelprat@gmail.com

Centro de Yoga Dipika
email:c.yoga.dipika@gmail.com

TLM:914946791

NOTA:não será feita a entrega de nenhum certificado/diploma de participação

MARIETTE RAINA

Mariette Raina tem vindo a acompanhar a tradição não-dualista do Shivaísmo Tântrico de Cachemira, através do ensinamento de Eric Baret, seguidor directo de Jean Klein.

É nesta linha (baseada nos "Tantra" redigidos maioritariamente entre os séculos VII e XII em Cachemira) que se inscreve quer o seu ensino quer a sua prática postural, bem como toda a dimensão metafísica que lhes estão associadas, que investiga e prossegue assiduamente desde 2007, depois duma passagem inicial pelas áreas da dança e das artes circenses.

Mais recentemente, no âmbito da sua formação universitária em Antropologia, apresentou, precisamente, uma tese incidente sobre a relação entre a tradição e a modernidade no seio do Yoga de Cachemira com base na investigação que desenvolveu sobre alguns segmentos da população de actuais seguidores desta linha, na Europa e no Canadá.

“0 YOGA SEGUNDO A TRADIÇÃO NÃO-DUAL DO TANTRISMO CACHEMIRIANO”

Oue acontece quando o yoga, em vez de uma prática de ginástica, passa a ser uma descoberta tradicional conduzida pela escuta, qualquer que seja a postura, simples ou extrema?
A proposta para este fim-de-semana, é a abordagem da postura, asana, sem tensão muscular.
Esta prática não exige qualquer requisito prévio: principiantes, praticantes médios e avançados, serão guiados ao longo de séries de posturas, asanas, abordadas de forma gradual, para que cada um possa encontrar o seu espaço na prática. Entre os asanas haverá tempos de meditação, proporcionando a cada praticante a oportunidade de se familiarizar com a reabsorção do corpo e o estado vibratório que emerge no instante, sem referência.
Que se passa quando deixamos de procurar corrigir ou flexibilizar o corpo? Este será alvo de uma exploração em cada instante, tal como se apresenta, nas suas zonas de vacuidade e entrega, nas suas zonas de tensão e reacção. A essência deste seminário é a prática da escuta sem imposição,ao encontro do alinhamento e a flexibilidade naturais do corpo, onde este desaparece como substância para reencontrar a sua forma energética fundamental.
Haverá um tempo reservado para perguntas e respostas no final da prática da tarde, com vista à reflexão sobre elementos técnicos do trabalho postural que possam clarificar a abordagem própria a esta tradição

MARIETTE RAINA

View Event →
CANADA, Montréal
Jun
6
to Jun 7

CANADA, Montréal

  • 265 Avenue du Mont-Royal Ouest Montréal, QC, H2V 2S3 Canada (map)
  • Google Calendar ICS

Yoga Cachemirien

Samedi 6 - Dimanche 7 Juin 

 

Horaires

10h à midi : Pratique

Midi à 13h30 : Break

13h30 à 16h30 : Pratique et échange

 

Prix

70$/jours

120$/week-end

 

Ce week-end de pratique est ouvert à tous. Sans niveaux, sans attentes, nous allons explorer dans l'instant le corps tel qu'il se présente, avec ses zones de vacuité, de lâcher-prise, ses zones de tension et de réaction. Nous ne chercherons ni à rectifier, ni à assouplir; il s'agira d'actualiser l'écoute sans commentaires, d'instant en instant, par cette pratique simple sans direction.

Les pratiquants seront guidés à travers une série de poses, asanas, abordées par différents degrés afin que tout le monde puisse trouver son espace dans la pratique. Les asanas seront espacés par des temps de méditation où le pratiquant pourra se familiariser avec la résorption du corps et un état vibratoire qui émerge dans l'instant sans référence.

Un temps d'échange sera proposé à la fin de la pratique de l'après-midi, où des éléments techniques concernant le travail postural seront discutés afin d'éclaircir l'orientation propre à cette tradition.

 




View Event →